segunda-feira, 4 de maio de 2015

ILUMINAÇÃO: QUAL A MELHOR LÂMPADA PARA SEU AMBIENTE?

Vamos tentar esclarecer um pouco esse universo das lâmpadas,  modelos e tipos que fazem a confusão em nossas vidas na hora do projeto e da orientação na compra. Lâmpadas são uma das utilidades que usamos todos os dias sem nos aprofundarmos aos detalhes, mas não é complicado, veja só:

São três tipos de lâmpada:

1. LÂMPADAS DE FILAMENTO
Funcionam a partir da passagem de corrente elétrica pelo filamento de tungstênio, são as INCANDESCENTES (que não serão mais fabricadas a partir de 2016) e as HALÓGENAS. Estas últimas são menores e tem o mesmo principio mas regeneram o tungstênio dado maior durabilidade à lâmpada.



Lâmpada de filamento INCANDESCENTE

Lâmpada de filamento HALÓGENA

As lâmpadas de filamento são as únicas, por enquanto, que tem IRC nota 100. O IRC é o índice que quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob determinada fonte de luz. por esta razão são as preferidas para o uso, no entanto, NÃO são econômicas.


2. LÂMPADAS DE DESCARGA
São as fluorescentes tubulares e compactas que precisam de reator (tubulares tem reator externo e as compactas tem reator interno), são mais econômicas e de maior durabilidade (até 8x mais). Tem modelos de lâmpadas frias, superfrias, e amarelas com temperatura de cor mais quente.

Lâmpada de descarga FLUORESCENTE COMPACTA


3. LÂMPADAS DE LED
Enquanto as demais funcionam por filamentos ou gases, as de LED geram energia por microships, consomem menos energia, tem maior durabilidade ainda (até 25x mais), e não tem manutenção, mas são muito mais caras. O IRC ainda precisa ser melhorado, é de no máximo 80.

Lâmpada de LED


Por fim, as principais lâmpadas de filamento de uso doméstico são as dicróicas, PAR, AR e halopins;
As lâmpadas de LED temos as incandescentes, dicróicas, e a PAR.
Veja abaixo cada tipo:

DICRÓICA
É espelhada na parte interna, tem diferentes ângulos de abertura o que muda o efeito no ambiente, geralmente utilizadas como luzes de destaque. (para realçar um quadro não como luz geral)


PAR
Tem um refletor parabólico com tampa de vidro, necessário evitar contato com a umidade, muito usada em banheiros e áreas externas

AR
Utilizada em estabelecimentos comerciais tem o bulbo coberto por uma capa metálica para evitar o ofuscamento, têm fachos precisos e são adequadas para usos cênicos e com efeito no ambiente.

HALOPIN
Utilizadas em luminárias, arandelas e abajures, são pequenas e de luz potente (não devem ser tocadas sem a  proteção de um pano o que diminui sensivelmente sua vida útil).

Pronto! Viu como não é tão complicado. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário